como fidelizar clientes

Quem sabe como fidelizar clientes tem uma importante vantagem competitiva.

Afinal, essa é uma conquista que permite às empresas se manterem no mercado, tendo uma base de consumidores que gera receita recorrente.

É o que você busca para o seu negócio?

Então, este artigo pode ajudar.

Siga a leitura e conheça as melhores dicas para a sua estratégia de fidelização de clientes.

Importância da fidelização de clientes

Não é por acaso que Philip Kotler, uma das maiores autoridades do marketing mundial, define que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual”.

É importante saber que aqueles que já negociam com a sua empresa podem ser uma verdadeira mina de ouro.

Com as estratégias certas, é possível fazer com que eles se mantenham fiéis à marca, aumentando a frequência de compras e até o seu ticket médio, que corresponde ao valor gasto a cada operação.

Por isso, a fidelização de clientes é fundamental para todos os negócios, seja qual for o seu tamanho.

Atender aos consumidores da melhor maneira, de forma que se sintam atraídos para mais compras, reduz os esforços e investimentos necessários para conquistar novos clientes.

E para deixar ainda mais clara a importância dessa estratégia, selecionamos três benefícios que você só experimenta ao aprender como fidelizar clientes.

Confira!

1. Mais oportunidades de vendas

Lembre-se do ensinamento de Kotler.

É muito mais trabalhoso e custoso chegar a um público que ainda não conhece a sua empresa e convencê-lo a comprar.

Nesse sentido, o caminho até a concretização da venda pode ser cheio de desafios.

É uma realidade diferente da que você vivencia ao negociar com um consumidor fiel. Esse, muitas vezes, precisa apenas de um motivo para comprar de novo.

Pode ser um desconto exclusivo, um brinde, uma data comemorativa ou qualquer situação que seja percebida por ele como vantajosa.

No fim das contas, ao descobrir como fidelizar clientes, você se aproxima de mais oportunidades de vendas, com riscos e custos bem menores.

2. Negócios contínuos

Já pensou em ter uma lista de clientes que sempre voltam em busca de mais compras? 

Com uma boa estratégia de fidelização, essa pode ser a sua realidade.

Ao captar as reais necessidades e desejos dos seus clientes, não há dúvidas de que a frequência de compras será maior. 

Logo, haverá um fluxo de negócios contínuos e receitas muito mais equilibradas.

É a estabilidade que você tanto precisa para sonhar mais alto.

3. Maior economia e receita

Como acabamos de destacar, fidelizar clientes potencializa as oportunidades e traz certa previsibilidade de vendas.

Desse modo, cai a necessidade de investimentos para atrair mais compradores.

Ou seja, de um lado, você aumenta as receitas com os consumidores fiéis e, de outro, economiza por reduzir a busca por novos.

Como resultado, a receita empresarial será mais saudável, sendo possível ter demanda e faturamento muito mais previsíveis.

7 Dicas de como fidelizar seus clientes

As vantagens da fidelização são claras: menores custos, receita mais estável e clientela satisfeita.

Agora, vem a dúvida que deixa muitos gestores preocupados: afinal, como fidelizar clientes?

Para enriquecer a sua estratégia, confira sete dicas valiosas e transforme em fãs aqueles que já negociam com você.

1. Ofereça uma experiência única

Você já deve ter passado por experiências positivas e negativas no papel de consumidor, não é mesmo?

Podemos imaginar que você voltaria ao local onde foi bem atendido e que passaria longe daquele onde as lembranças são ruins.

Pois é exatamente isso que ocorre na sua empresa, com seus clientes.

Então, garanta que eles recebam um atendimento de excelência, com foco total nas suas necessidades e que os faça se sentirem únicos e privilegiados.

2. Crie programas de fidelidade

Outra forma de fisgar o cliente é apostar em estratégias promocionais de fidelidade. 

Aposte em incentivos para que ele volte a comprar na empresa, como descontos cumulativos e brindes.

A ideia de um programa do tipo é tão simples quanto parece. Ou seja, quanto mais o consumidor comprar, mais benefícios ele recebe em troca.

3. Esteja presente depois da venda

O pós-venda é a “cereja do bolo” do atendimento. 

Certifique-se de que o consumidor está satisfeito e ofereça todo o suporte necessário.

Não há como fidelizar clientes que se sentem abandonados depois da compra.

4. Ofereça brindes personalizados

Quem não gosta de receber um presente? 

Os brindes personalizados ajudam a criar vínculo com os clientes e podem fazer parte do seu dia a dia.

Eles servem como uma lembrança da sua marca sempre que uma nova necessidade de compra surgir.

Para isso, precisam ser personalizados e úteis para o seu público-alvo.

5. Tenha customer success

O bom relacionamento é a base de toda estratégia de fidelização. E o sucesso do cliente deve motivar o da sua empresa.

É disso que se trata um trabalho de customer success, área que tem crescido em importância nos negócios e que foca na solução das dores dos clientes.

6. Diminua a burocracia

Você já desistiu de fazer uma compra em razão do excesso de burocracia?

Realmente, cadastros a preencher e documentos desnecessários a apresentar afastam os clientes, mesmo aqueles que já compram de você.

Especialmente nesses casos, não há porque criar qualquer dificuldade para o consumidor.

7. Ofereça produtos e serviços personalizados

Quando você coloca o cliente no centro da estratégia, tudo leva aos melhores resultados.

É o caso da personalização, que permite a você oferecer ao cliente soluções com a sua cara.

Isso vale não apenas para o produto ou serviço, como também à forma como ele é disponibilizado ao cliente.

Indicadores de fidelização de clientes

Depois de aprender como fidelizar clientes, só resta a você monitorar o desempenho dessa estratégia.

Para medir a eficácia das ações, leve em conta estes três indicadores:

CSAT: Customer Satisfaction Score

Através das respostas de clientes a perguntas elaboradas pela empresa, os usuários avaliam os resultados em escalas que podem ser de 1 a 5, por exemplo.

NPS: Net Promoter Score

É um indicador de lealdade que pode ser resumido com uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a empresa para um amigo?”.

CEV: Customer Emotional Value

Mede a fidelidade do cliente em relação à marca através de respostas mais subjetivas e a respeito de aspectos emocionais.

Conclusão

fidelização de clientes

Neste artigo, você aprendeu como fidelizar clientes.

Essa é uma tarefa que demanda conhecimento do público-alvo e ações efetivas para cativá-lo.

Com uma boa estratégia, você reduz gastos com marketing e divulgação, além de conquistar uma receita mais estável.

Então, qual das ideias de fidelização vai colocar em prática?

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