Entenda a importância de recompensar a equipe

Toda e qualquer empresa que sabe como recompensar a equipe tende a ter um time mais motivado e engajado na busca de resultados. Isso porque os colaboradores sentem que os esforços são reconhecidos e, assim, ficam mais dispostos a cumprir as próprias metas. 

Mas quais são os tipos de recompensas como fator motivacional?

Podem ser incentivos salariais, só que também existem exemplos de recompensas não financeiras. 

Quer conferir algumas ideias para ter um bom programa de recompensas para colaboradores e ter uma equipe motivada? Continue a leitura e aproveite! 

Entenda a importância de recompensar a equipe 

Recompensar as equipes de trabalho é uma das melhores estratégias para reconhecer o esforço dos colaboradores e aumentar a motivação deles. 

Por mais simples que as recompensas possam ser, elaborar uma ação que tem como objetivo premiar os funcionários por metas atingidas ou pela entrega de resultados ajuda no fortalecimento da relação deles e com a empresa. 

Assim, a tendência é que eles tenham mais vontade de cumprir as demandas do dia a dia e de alcançar resultados positivos para a organização que faz parte. 

Inclusive, uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half mostrou que 89% das empresas reconhecem que esses resultados têm ligação direta com a felicidade dos colaboradores. Sem dúvidas, políticas de recompensas auxiliam nessa questão. 

Além disso, um bom programa de recompensas para colaboradores traz vantagens, como: 

  • maior engajamento;
  • clima organizacional agradável; 
  • bem-estar para os funcionários;
  • atração e retenção de talentos;
  • alta produtividade;
  • melhor performance das equipes;

Por isso, é fundamental saber como recompensar a equipe. 

O que fazer para surpreender a equipe?

É normal pensar em recompensas e já imaginar algum incentivo financeiro, como um bônus por metas alcançadas. De fato, essa é uma das recompensas mais populares, mas não são as únicas. 

Existem vários tipos de brindes para motivar as equipes e outras ações que podem surpreendê-las positivamente. 

Algumas ideias de iniciativas são oferecer um programa de desenvolvimento profissional ou flexibilidade no trabalho. 

Falaremos sobre essas ações e outras logo abaixo, onde também mostraremos exemplos de recompensas financeiras e não financeiras. Acompanhe! 

1. Benefícios que fazem a diferença

Oferecer benefícios que vão além dos obrigatórios são uma ótima maneira de surpreender a equipe e deixá-la mais motivada. 

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os benefícios obrigatórios são: 

  • vale-transporte;
  • licença maternidade;
  • 13º salário, férias remuneradas;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Ou seja, os que são oferecidos a mais pela empresa, como planos de saúde, bônus, aumento salarial e programas de bem-estar são uma ótima opção de como recompensar a equipe para gerar mais motivação. 

2. Reconhecimento público por bom desempenho

Como recompensar a equipe: confira ideias criativas

A empresa pode usar espaços compartilhados, como boletins informativos, newsletters, reuniões e eventos para reconhecer equipes que se destacaram no trabalho. 

Com essas ações, os colaboradores podem se sentir mais valorizados e com sensação maior de pertencimento, por saber que o trabalho deles faz diferença e é reconhecido. 

3. Programas de desenvolvimento profissional

Muitos profissionais procuram investir no próprio desenvolvimento para escalar na carreira. No caso, as empresas podem oferecer como recompensas programas que auxiliam nesse processo. 

Pode ser algo relacionado com a área que o colaborador já atua ou ter a ver com um novo assunto para ampliar as formações. 

4. Flexibilidade e equilíbrio trabalho-vida

Hoje em dia, os colaboradores valorizam muito a questão da flexibilidade para ter um equilíbrio maior entre a vida profissional e a pessoal. 

Neste sentido, outra ideia de ação para surpreender a equipe positivamente é oferecer horários flexíveis para trabalho ou até mesmo a opção do remoto. 

Dessa forma, as equipes conseguem organizar melhor as rotinas e ainda ter uma vida pessoal mais saudável, o que traz motivação para cumprir as funções do trabalho. 

5. Celebre conquistas com brindes personalizados

Um dos maiores exemplos de recompensas não financeiras são os brindes personalizados. Ou seja, investir em presentes para funcionários é uma boa alternativa para os incentivos salariais. 

Esses brindes podem ter a ver com o dia a dia de trabalho ou algo para ser utilizado em casa com a família, por exemplo. 

A personalização ainda garante que seja um item único e que tenha a ver com a personalidade do colaborador, o que torna ainda mais especial e motivador. 

Encontre as melhores ideias criativas de brindes personalizados na Brindes SP

6. Diversão no local de trabalho

Investir em diversão no local de trabalho é um jeito de recarregar as energias dos colaboradores e deixá-los mais motivados para cumprir as demandas diárias. 

Isso pode ser por meio de ações coletivas, happy hours, confraternizações ou eventos específicos. 

7. Oferte remuneração variável

Dentro dos exemplos de recompensas financeiras existe a remuneração variável, que funciona de acordo com o alcance de metas do colaborador. 

Ou seja, digamos que ele tenha alcançado um objetivo que gerou resultados para a empresa. Sendo assim, ele ganha a opção de retirar essa renda variável, que é um valor financeiro a mais do que ele já recebe. 

Em resumo, a remuneração variável é um programa de recompensas para colaboradores voltado para o desempenho individual de cada um. 

8. Invista em soluções tecnológicas

Como recompensar a equipe: estratégias efetivas de motivação

Outra forma de como recompensar a equipe é investir em soluções tecnológicas para tornar a experiência de trabalho mais agradável no dia a dia. 

Isso envolve, por exemplo, adotar um software que ajuda na organização das equipes e na otimização de tarefas. 

Tudo isso contribui para um fluxo melhor de trabalho, que aumenta a produtividade e motivação no ambiente de trabalho. 

Agora que você sabe como recompensar a equipe, já pode elaborar ações para isso! 

Se quiser investir em brindes personalizados, que são uma das melhores maneiras de reconhecer o trabalho dos colaboradores, conte com a Brindes SP

Temos mais de 700 opções de brindes perfeitos para programas de recompensa e eventos da sua empresa. E o melhor de tudo é que você encontra tudo isso no mesmo lugar. 

Tenha uma equipe motivada com presentes personalizados da Brindes SP

Conclusão

Neste conteúdo, te ensinamos a como recompensar a equipe e ainda passamos ideias criativas de presentes que vão além de incentivos salariais. 

Por mais que pareçam iniciativas simples, elas são capazes de fazer toda diferença na empresa. Com elas, é possível contar com equipes mais motivadas e dispostas a alcançar resultados. 

Só é preciso elaborar esses programas de recompensas para as equipes com uma boa estratégia para que sejam eficientes. 
Este conteúdo te ajudou? Leia também sobre porque dar brindes aos clientes!