Marketing promocional: estratégias para alavancar seus resultados

Afinal, como as empresas conseguem atrair multidões pessoas interessadas para o lançamento de novos produtos? Ou então fazer uma boa campanha de fidelização de clientes? As respostas estão dentro do poderoso universo do marketing promocional.

Esse modelo de marketing é uma ferramenta muito valiosa que as mais diversas empresas utilizam para impulsionar as vendas por meio do entusiasmo criado nos potenciais clientes.

Sem dúvidas, os negócios precisam conhecer essa ferramenta para fortalecer o relacionamento com os clientes, impulsionar as vendas e ter vantagem competitiva.

Acompanhe este conteúdo com atenção para aprender mais sobre essa estratégia e conferir exemplos de marketing promocional!

O que é marketing promocional?

O marketing promocional consiste em ações estratégicas que visam incentivar a relação entre empresa e cliente e aumentar a divulgação dos próprios produtos para vendê-los em um curto período de tempo.

Existem algumas formas de fazer isso. Pode ser por meio de descontos, ofertas exclusivas, brindes para clientes, cupons, entre outras opções.

Por exemplo, vamos supor que uma loja de roupas tenha lançado uma linha exclusiva para estudantes e queira atrair esse público. Então, elas podem oferecer descontos exclusivos para pais e responsáveis dos alunos.

Vale ressaltar que todas essas iniciativas também contribuem para o fortalecimento da marca e a chegada de novos clientes. 

Qual é o objetivo da promoção em marketing?

O principal objetivo das ações de marketing promocional é estimular a venda de produtos e serviços em um período menor.

Mas além dele, esses modelos de promoção também procuram:

  • atrair clientes novos;
  • aumentar as vendas;
  • fidelizar clientes atuais;
  • melhorar a imagem da marca;
  • promover novos produtos e serviços;
  • influenciar positivamente no fluxo de caixa.

Com todos esses detalhes, a promoção em marketing tem a intenção de proporcionar uma experiência marcante para o consumidor. 

Dessa forma, é possível ter a atenção dele por completo e contar com uma tomada de decisão mais rápida de compra.

Quais são as ações do marketing promocional?

As ações de marketing promocional podem variar conforme os objetivos de campanha traçados pela empresa e do público-alvo.

Por exemplo, se for um público mais novo, as estratégias promocionais devem ser adequadas para ele de tal forma que soe mais atrativo.

Mas a boa notícia é que existem vários exemplos de marketing promocional que podem ser implementados em diferentes ações. 

Acompanhe:

1. Descontos e promoções 

Uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas é a de descontos e promoções.

Neste tipo, as empresas oferecem cupons de desconto, produtos e serviços por valores mais baixos para atrair novos clientes e estimular uma compra rápida.

A ideia dessa iniciativa é causar uma sensação de oportunidade única nos clientes, como se fosse uma vantagem que eles precisam aproveitar.

2. Programas de fidelidade 

Outro tipo de ação de promoção em marketing são os programas de fidelidade. Como o nome indica, o objetivo deles é fidelizar tanto os clientes antigos quanto os que chegaram recentemente.

Isso pode ser feito por meio de programas que oferecem recompensas, como presentes, brindes, promoções e vantagens exclusivas.

Inclusive, uma sugestão é valorizar os clientes VIPs com presentes especiais para fortalecer a relação com o consumidor e mantê-lo ainda mais próximo.

Com isso, o cliente passa a se sentir importante para a empresa, que mostra que ele faz a diferença.

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Marketing promocional: estratégias para alavancar seus resultados

3. Brindes personalizados

Quem não gosta de fazer uma compra e receber algo a mais, não é mesmo? Essa é a ideia dos brindes personalizados, outra ação do marketing com foco em promoção.

O objetivo dessa iniciativa é fornecer brindes personalizados, como cadernos, canetas e chaveiros para satisfazer ainda mais o cliente. 

Melhor ainda, a personalização pode conter a logomarca da empresa para que o cliente esteja sempre em contato com ela.

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4. Cross-selling e Upselling

Cross-selling e Up-selling são dois métodos de vendas que procuram aumentar o valor de compra do consumidor para que comprem algo a mais.

O Cross-selling consiste na aquisição de produtos que complementam a principal compra. 

Já o Up-selling incentiva os clientes a comprarem produtos com versões mais avançadas do que a primeira escolha.

5. Conteúdo promocional 

As empresas também podem usufruir de conteúdos promocionais, que ajudam a conscientizar os clientes sobre os benefícios dos produtos e serviços oferecidos.

Pode ser por meio de e-books, guias práticos, aulas, entre outras opções.

6. Email marketing 

O email marketing é outra estratégia de venda que costuma ser usada dentro do marketing com foco na promoção.

Imagine que você tenha conseguido captar o email de todos os clientes e pessoas interessadas no que a sua empresa oferece. 

Neste caso, é possível essa lista de emails para comunicar ofertas, promoções, lançamentos e oportunidades imperdíveis.

7. Programas de indicação 

A indicação de terceiros é um detalhe muito importante para as empresas que querem conquistar novos clientes. 

Só para você ter uma ideia, o relatório State of the User-Generated Content 2022 da TNT mostrou que 76% dos consumidores adquiriram produtos porque receberam recomendações de outras pessoas.

É aí que entra a importância dos programas de indicação, outro exemplo de marketing promocional.

Basicamente, são iniciativas que visam recompensar os clientes que indicarem a empresa para amigos, familiares ou pessoas conhecidas com descontos ou promoções, por exemplo.

8. Eventos e ativações de marca

Os eventos são ótimas oportunidades para as empresas divulgarem os produtos e serviços que oferecem, além de aumentar a visibilidade da marca.

Então, uma sugestão de iniciativa do marketing com foco em promoção é organizar ou participar de eventos.

Marketing promocional: o que é e exemplos de ações

Como a Brindes SP pode te ajudar?

Uma das estratégias mais eficientes para atrair e fidelizar clientes é oferecer brindes nas promoções, descontos ou qualquer outra iniciativa.

Na verdade, os brindes personalizados são ferramentas essenciais para a eficiência de campanhas de marketing e ações promocionais.

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Conclusão

E aí, já conhecia todos esses exemplos de ações dentro do marketing promocional?

Todas elas contribuem para impulsionar as vendas, atrair novos clientes, fidelizar antigos e fortalecer a marca no mercado.

São ótimas iniciativas para construir diferenciais da empresa e posicioná-la como destaque entre os concorrentes.

Este conteúdo te ajudou? Se quiser conferir mais dicas sobre campanhas de marketing e brindes personalizados, confira o blog da Brindes SP!